Procuradoria denuncia ex-diretora da Anac por tragédia da TAM

O Ministério Público Federal em São Paulo ofereceu denúncia (acusação formal) nesta segunda-feira (11) responsabilizando criminalmente três pessoas pelo acidente com o voo 3054 da TAM.

Na noite chuvosa de 17 de julho de 2007, um Airbus da companhia não conseguiu aterrissar no aeroporto de Congonhas, atravessou a avenida Washington Luís e bateu contra um galpão da própria empresa. No total,199 pessoas morreram.

A denúncia atribui a Denise Abreu, ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e a dois diretores da TAM a responsabilidade por ter exposto a aeronave a perigo. Os diretores são Alberto Fajerman (então vice-presidente de operações) e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro (então diretor de segurança).

Denise Abreu, que perdeu o cargo em meio à crise provocada pela tragédia, é acusada de imprudência por ter liberado a pista de Congonhas para pousos mesmo sem o grooving, as ranhuras que facilitam o escoamento da água em dias de chuva, e sem ter feito "inspeção, após o término das obras de reforma, com o fim de atestar a sua condição operacional em conformidade com os padrões de segurança aeronáutica".

Já em relação aos então diretores da TAM, a Procuradoria os acusa de serem negligentes por terem permitido que os aviões da empresa pousassem em Congonhas mesmo sabendo das condições da pista em dias de chuva.

Castro ainda é acusado de não ter informado os pilotos sobre a mudança no procedimento de operação com o reversor do Airbus A320. No momento do pouso, um dos manetes do avião estava na posição errada --os dois deveriam estar na posição reversor, que facilita a frenagem, mas um permaneceu acelerando.

Os três acusados foram citados, junto a outras pessoas, em relatório de 2008 do Ministério Público Estadual sobre o acidente. Castro e Abreu chegaram a ser indiciados sob suspeita de atentado contra a segurança do transporte aéreo, mas a medida foisuspensa pela Justiça.

Em depoimentos após o caso, Denise Abreu e os dois diretores da TAM sempre negaram qualquer responsabilidade no acidente. A reportagem não conseguiu localizá-los nesta terça-feira.

Procurada, a TAM informou que não vai se manifestar até a conclusão do processo.

 

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO. Procuradoria denuncia ex-diretora da Anac por tragédia da TAM. São Paulo,2011. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/942296-procuradoria-denuncia-ex-diretora-da-anac-por-tragedia-da-tam.shtml>. Acesso em: 11 julho 2011.

 
Ações sociais
Veja mais »


Copyright - RCB Advogados Associados 2012 - Todos os direitos reservados.